“Nas pequenas ações de solidariedade que reside a grandeza humana" - Autor desconhecido
Edição de 19/11/24
Vai ter prova! 🇪🇸
Imagem: Valencia Ciudad del Running
Na semana passada, falamos na TRR que existia a possibilidade de cancelamento da Maratona de Valência 2024, que acontece no dia 01/12, por conta de toda a situação citada anteriormente.
Durante essa última semana, no entanto, a organização geral da prova soltou um vídeo em suas redes sociais anunciando que a prova será mantida.
No vídeo, que mostra cenas comoventes dos acontecimentos do último mês, a narradora fala brevemente da rapidez do incidente.
Ela diz que apesar de tudo, foi uma oportunidade para as pessoas mostrarem o seu melhor lado no meio da escuridão, e não só reconstruir tudo o que foi destruído, mas construir algo muito maior: a sua força e humanidade.
“Valência correrá por Valência” - o slogan é utilizado para mostrar a união da cidade, e introduzir os princípios da maratona desse ano: correr para ajudar aos afetados pela catástrofe e homenagear as vidas que foram perdidas.
Para finalizar o vídeo, a mensagem de que “só nos importa bater um recorde, o de solidariedade […] não tem meta maior do que estar unidos”.
Mais que um esporte: No mesmo dia da maratona, ocorrerá em Madrid uma corrida de rua com 5 mil participantes em 3 diferentes distâncias (2, 5 e 10km) para a causa de Valência. Além dos corredores, os não atletas que quiserem doar podem fazer por meio deste link.
Uma notícia feliz depois de momentos de tensão, assumindo que se houve a confirmação da prova é porque a situação já está voltando a se aproximar a uma normalidade.
De graça? 🤑
Imagem: CNN Brasil
Desde o começo de novembro, treinadores e assessorias de corrida estão sendo obrigados a pagar uma taxa mensal de manutenção para o Parque Ibirapuera.
O assunto gerou muita controvérsia principalmente pela parte das assessorias, que dizem que o espaço é um bem público de uso comum, cuja utilização é, por lei, gratuita e acessível a qualquer pessoa.
A Urbia, dona da concessão do parque, diz que a cobrança está prevista no Plano Diretor e no Contrato de Concessão, e será feita apenas para assessorias esportivas particulares e profissionais.
O valor levantado pela cobrança será utilizado pela administradora para manutenção e organização do espaço do parque, para que haja melhores condições para essas mesmas assessorias que vendem os treinos prestem seus serviços.
Mas quanto cada assessoria terá que pagar?
Os valores variam desde R$240 até R$1500, dependendo principalmente de 3 fatores: o número de alunos da assessoria, se a mesma é associada à ATC (Associação dos Treinadores de Corrida de São Paulo), além do plano que a assessoria decidir pagar (mensal, semestral ou anual).
A disputa no momento se encontra na justiça, mas até segunda ordem a cobrança segue sendo feita aos treinadores e assessorias.
Cada vez mais jovem 🇫🇷
Imagem: Ouest France
Depois do recorde mundial da maratona no ano passado, foi a vez do recorde europeu dos 10km ser quebrado por uma promessa do esporte.
No último domingo, o francês Étienne Daguinos, de apenas 24 anos, baixou em 3 segundos o recorde europeu da prova dos 10km em Lille, na França.
Correndo em seu país, Daguinos fechou a prova com o tempo de 27min04s, com um incrível pace de 2:42min/km. Só para se ter uma ideia, o pace equivale a uma velocidade MÉDIA de mais de 22km/h.
Por mais incrível que possa parecer, o tempo ainda fica impressionantes 53 segundos acima do recorde mundial da distância, de 26min11s, estabelecido por Joshua Cheptegei.
Ainda tem um longo caminho (literalmente, muitos e muitos kms) para percorrer no atletismo, mas o futuro é promissor para Étienne Daguinos.