Será Que o Humano Quadrúpede Vai Superar Usain Bolt?

Será Que o Humano Quadrúpede Vai Superar Usain Bolt?

E se eu te dissesse que, em um futuro não tão distante, as provas de velocidade poderiam ser disputadas por pessoas correndo com as mãos e pés? Essa ideia, digna de um filme de comédia, pode um dia se tornar realidade, mas talvez você não esteja preparado para essa discussão...

O Tempo de Contato com o Solo

Usain Bolt, o homem que redefiniu os limites da velocidade humana, estabeleceu um recorde mundial nos 100 metros que parecia inatingível: 9,58 segundos, para muitos especialistas o máximo que o corpo humano pode atingir. Mas a biomecânica da corrida pode ter mais surpresas reservadas para nós.

Bolt conquistou seu recorde histórico em 2009. Ao bater o recorde ele atingiu a velocidade máxima de 44,72 km/h, mantendo os pés no chão apenas 43% do tempo durante a corrida. O restante do tempo é conhecido como "tempo de voo", quando nenhum pé está ativamente empurrando-o para frente. Esse tempo de voo é crucial porque é quando o corredor está desacelerando e se preparando para a próxima fase de aceleração.

Vamos comparar isso com o guepardo, o animal terrestre mais rápido. Durante sua explosão de velocidade, um guepardo mantém as patas no chão por aproximadamente 70% do tempo atingindo velocidade de até 110 km/h. Esse tempo de contato mais longo permite que o guepardo acelere a uma velocidade incrível, aproveitando ao máximo cada fase da corrida. Um exemplo mais esdrúxulo ainda é de um carro esportivo que passa 100% do tempo acelerando. Uma Bugatti pode ultrapassar os 400km/h.

Imagem: Jamaica Pen Publishers

Uma Teoria Bizarra, Mas Interessante

A ideia de um ser humano correndo com quatro patas é uma hipótese fascinante. A corrida quadrúpede poderia teoricamente aumentar o tempo de contato com o solo (tempo de aceleração) e oferecer vantagens significativas em termos de velocidade.

Imagem: Guiness World Records

Segundo o Guiness World Records, o atual recordista da corrida quadrúpede é do estadunidense, Collin McClure, que "correu" ou melhor, galopou, os 100 metros a um tempo de 15.66s. Segundo o recordista, ele viu videos sobre corrida quadrúpede e percebeu que tinha habilidade natural para alcançá-lo.

Um estudo inovador conduzido pelos pesquisadores Ryuta Kinugasa e Yoshiyuki Usami, intitulado "How Fast Can a Human Run? − Bipedal vs. Quadrupedal Running " explora exatamente essa hipótese. O estudo apresenta uma projeção provocadora: se as tendências atuais continuarem, é possível que, em 2048, um humano correndo com quatro patas possa bater o recorde mundial dos 100 metros.

Os pesquisadores compararam a evolução da corrida quadrúpede vs a evolução da corrida bípede e chegaram à conclusão que, se a evolução da corrida quadrúpede continuar em seu ritmo atual, a velocidade de um humano quadrúpede poderá atingir 9,276 segundos, superando o recorde bípede projetado de 9,383 segundos.

Mesmo que a ideia de humanos correndo com quatro patas possa parecer bizarra, ela tem um fundamento científico. E mesmo que nunca venhamos a ver esse cenário se concretizar, é uma excelente conversa para uma mesa de bar!

Voltar para o blog

Deixe um comentário