A USP é o Melhor Lugar para Correr em São Paulo (mas talvez isso mude)

A USP é o Melhor Lugar para Correr em São Paulo (mas talvez isso mude)

Olha, eu sei que o título já te entrega o final, mas quem disse que não podemos curtir o caminho até lá? Vamos falar sobre onde correr em São Paulo. Todo mundo tem seus lugares favoritos, mas a USP, no momento, é o grande point. Não porque ela é perfeita – longe disso – mas porque ela entrega o que nenhum outro lugar oferece. E não, não estou falando de banheiros decentes. Aliás, se você acha que vai encontrar um banheiro incrível na USP, só lamento.

Por que a USP é o “melhor lugar para correr”?

 Simples: A USP é o lugar onde se você tropeçar, com certeza vai cair em cima de uma assessoria de corrida. Sabe aquele clima de comunidade? É aqui que ele vive. Aos sábados, 99% das pessoas que estão ali são corredores. Você vê pessoas se alongando, jovens que acabaram de começar a correr, idosos que estão fechando 30km enquanto você ta começando seu treino. Parece que todo sabado é uma prova de corrida. É a versão mais próxima de uma comunidade de corredores que você vai encontrar em São Paulo. Ah, e eu também gosto porque é perto de casa, o que ajuda bastante.

Mas, claro, nem tudo são flores. A infraestrutura, por exemplo… deixa MUITO a desejar. Até um tempo atrás, encontrar um banheiro na USP era tipo uma caça ao tesouro, só que sem o tesouro. E quando você finalmente achava, era meio que um "presente de grego". Banheiro feminino? Sempre com uma fila colossal. Estrutura? Caindo aos pedaços. Parabéns para todas as mulheres que enfrentaram aquele banheiro (se é que podemos chamar assim). Agora, temos o banheiro da Mizuno, que é uma incrível sacada de marketing e um ótimo upgrade, mas acredite, ainda tem espaço para melhorar.

Por fim, esqueça bebedouros ou pontos de hidratação. Leve de casa, tenha uma assessoria que ofereça água ou morra desidratado. 

Imagem: G1 SP

E o Ibirapuera?

Ah, o bom e velho Ibirapuera. Se você gosta de correr em círculos, esse é o lugar perfeito para você! Brincadeiras à parte, o Ibira é um parque icônico e sim, ele tem vários benefícios como: muitos banheiros e quiosques pra você se abastecer. Mas, honestamente? Tá sempre muito lotado. É você e uma multidão de turistas, ciclistas, pessoas passeando com cachorro, crianças correndo – tudo ao mesmo tempo. Se você quer correr em paz, melhor chegar cedinho ou vai passar o treino desviando de tudo e de todos.

O Parque do Povo: o Ibira em miniatura

O Parque do Povo é tipo um Ibirapuera em versão pocket. Sim, você corre em círculos lá também, só que em um espaço menor. O terreno não é dos mais planos, então prepare-se para um treino com um pouco de altimetria. A infraestrutura é boa: tem banheiros decentes e alguns bebedouros, e a segurança também é um ponto positivo. Mas, sendo honesto, se você estiver pensando em um longão, talvez aqui não seja o melhor lugar.

O Parque Bruno Covas: O futuro promissor

Imagem: VEJA SÃO PAULO

Agora, se existe um lugar que eu acredito que vai ser o melhor no futuro, é o Parque Bruno Covas. Eu sei que o cheiro em algumas partes pode não ser o mais agradável, mas olha, o potencial tá ali. Tem um percurso plano (raro em São Paulo), pontos de hidratação suficientes, banheiros bons e um visual que passa logo em baixo da ponte estaiada e áreas arborizadas. Além disso, estão rolando reformas, limpando o Rio Pinheiros e melhorando o acesso.

Eu consigo imaginar daqui alguns anos o parque cheio de corredores, com restaurantes e uma vibe totalmente nova. Dá pra sonhar, né? Sem contar que lá é o epicentro de capivaras da cidade. Se você já correu lá provavelmente passou por uma familia de capivaras tranquilinhas.

Conclusão

Antes de qualquer coisa, uma menção honrosa para o minhocão. Deve ser foda de correr lá mas eu nunca tive essa experiência. E os demais lugares para correr nessa grande cidade, mas não dá pra resumir tudo em um único texto.

Então, sim, por enquanto a USP leva o troféu de melhor lugar para correr em São Paulo. Mas se o Parque Bruno Covas continuar com as reformas e melhorias, logo teremos uma nova disputa.

Voltar para o blog

2 comentários

kkkkk Bruno Covas… se tiver transito durante seu treino, você vai sair de lá com anos de vida a menos por viver..

Reinaldo Verissimo

Apesar dos “perrengues” da USP, o Bruno Covas ainda está muitas árvores e sombras atrás!!!

Daniela Teixeira

Deixe um comentário